terça-feira, 18 de novembro de 2008

Homenagem aos negros

Cultura traz banners gigantes e projeto especial nas comemorações da Semana da Consciência Negra

A partir desta quarta-feira, 19 de novembro, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura traz uma homenagem especial aos negros em um dos pontos mais queridos pelos limeirenses: Praça Toledo Barros. Trata-se de uma exposição com 20 banners gigantes com diversas personagens negras que marcaram a história do Brasil.

A proposta foi enviada em 2007 à Limeira pela Secretaria de Estado da Cultura como congratulações pelos projetos desenvolvidos no Município durante o mês da Consciência Negra.

O projeto chama-se “Instalação Fotográfica” ou “Museu Vivo” e muitas das personagens homenageadas não são figuras conhecidas do grande público podendo ser uma surpresa o fato de serem negras ou mestiças. A exposição ocorre até o final de novembro.

Painéis de André Rebouças (engenheiro), Carlos Gomes (compositor), Carolina de Jesus (escritora), Castro Alves (poeta), Chiquinha Gonzaga (compositora), Clara Nunes (cantora), Cruz e Souza (poeta), Geraldo Filme (compositor), Gonçalves Dias (poeta), Leônidas da Silva (Diamante Negro), José do Patrocínio (jornalista), Juliano Moreira (fundador da Sociedade Brasileira de Psiquiatria), Lima Barreto (escritor), Luiz Gama (advogado), Machado de Assis (escritor), Mário de Andrade (escritor), Milton Santos (geógrafo), Nilo Peçanha (presidente da República), Teodoro Sampaio (fundador da Poli) e Virgínia Leone Bicudo (fundadora da Sociedade Brasileira de Psicanálise), estarão visíveis na Praça.

Segundo o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, a gigante exposição reflete o quanto somos gratos pelo legado que estes homens e mulheres deixaram na política, na arte ou na ciência.

“Seis e Meia”
O “Seis e Meia” desta sexta-feira, 21, é especial à Semana da Consciência Negra: “África em ritmos e cantos” reúne diversos estilos musicais, interpretados por artistas afro-descendentes de Limeira, dando um show contra o preconceito e fomentando a igualdade entre todos os povos. O projeto acontece na Praça Cel. Flamínio Ferreira (Praça do Museu), a partir das 18h.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Centro Cultural Maestro Mário Tintori, (19) 3441 5493 e 3442 8470.

Nenhum comentário:

Postar um comentário